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Sobre

Joana Mariz

Joana Mariz é Especialista em Voz pela PUC/SP, Doutora em Performance Vocal pela Unesp, Professora de Canto Erudito e Popular e Coordenadora da primeira Pós-Graduação brasileira em Pedagogia Vocal, na Faculdade Santa Marcelina.

 

Começou sua carreira cantando no Coralusp, sob regência de Márcia Hentschel e Benito Juarez, e vem atuando profissionalmente desde 1999, quando gravou o CD “Siri Soprano” com Charles Raszl (Grupo Barbatuques). Formada em canto erudito pela Unesp, atua desde então como cantora lírica e popular, apresentando-se em recitais, óperas, oratórios e shows. Foi preparadora vocal do grupo vocal Canto ma non Presto por mais de uma década, e com o grupo gravou o CD “Som na Cabeça”.

 

Antes de se enveredar pela música, Joana se formou em Cinema e Vídeo pela ECA-USP, e por conta dessa vivência no audiovisual dirigiu os espetáculos multimídia "Cineclube Paulista" (2004) e "Sinfonia de uma Exposição" (2005), junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob direção musical do maestro Abel Rocha, além do Vídeo-cenário do espetáculo “Organicidade”, sob direção de Luiz Eduardo Frin.

 

Foi no ano de 1999 que Joana iniciou sua trajetória no ensino de canto, caminho que a aproximou muito da descoberta de sua própria voz e das diferenças técnicas e estéticas do canto em gêneros musicais diferentes, pois desde o início transitou entre o canto coral, o canto lírico e o popular. Em 2007, inspirada por sua professora Isabel Maresca, dona de um dos maiores ouvidos para voz cantada que já havia presenciado, o desejo de compreender mais sobre os mecanismos de funcionamento da voz cantada e de melhorar suas habilidades como professora a aproximaram da fonoaudiologia, por meio da especialização em voz da PUC-SP. Ali, conheceu muita coisa da área das ciências da voz e também descobriu uma série de autores mais recentes da pedagogia vocal, já em sua terceira geração de publicações.

 

Seu trabalho de conclusão de curso na especialização em fonoaudiologia, com orientação da Profa. Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, dedicou-se a analisar a relação entre linguagem metafórica no ensino de canto e a fisiologia, tema que lhe deu a oportunidade conversar com uma grande variedade de mestres professores de canto, de abordagens diversas (leia o artigo que resultou desta pesquisa na seção XXX).

 

Já matriculada no mestrado em música da Unesp, com orientação da querida Profa. Dra. Martha Herr, teve a oportunidade de mostrar os resultados desta pesquisa em diversos congressos nacionais e internacionais (simpósios da PUC, FIVCH na Argentina, IALP na Grécia e PAS na Suécia), e por conta de um deles teve a sorte de poder participar de um intensivo de fisiologia e acústica da voz cantada na Suécia, sob coordenação de Johan Sundberg, em 2010. Também em 2010, iniciou sua trajetória no curso de graduação em canto da Faculdade Santa Marcelina. Ali, teve o grande prazer de estruturar e conduzir tanto a modalidade de canto popular como a de canto erudito, mais tarde muito bem acompanhada dos colegas Tatiana Parra, Lívia Nestrovski, Marcella Martinez e Mateus Corusse. Em 2011, outras boas sortes: integrou a primeira turma de Aperfeiçoamento em Trabalho em Equipe (FIV), no Centro de Estudos da Voz, onde hoje atua como professora convidada, e pôde fazer a formação em Somatic Voicework™, com a mestra Jeanie LoVetri, nos EUA, sem dúvida um marco na sua maneira de pensar o ensino de canto. Foi também em 2011 que apresentou com seus colegas de FIV, Juvenal de Moura e Adriana Hachyia, um trabalho sobre a voz mista, que acabou premiado no simpósio internacional sobre voz Comet.

 

Depois, em 2012, a convite de Mônica Thiele, entrou para o grupo Vocal-SP, coletivo que até hoje alimenta muita reflexão, e que impulsionou diversas ações de aprendizado e performance, dentre elas a Masterclass com Rosa Passos, seu primeiro Workshop de Pedagogia Vocal aberto ao público, e a vinda de Jeanie LoVetri para a edição brasileira da formação em Somatic Voicework™ (em 2017, 2018 e 2020), em que atuou como co-produtora, tradutora de todo o material escrito e docente assistente. Neste mesmo ano, juntou-se ao corpo docente da pós-graduação em canção popular da Faculdade Santa Marcelina, sob coordenação de Sergio Molina.

 

Em 2013, defendeu sua tese de doutorado, que se aprofundou na linguagem de comunicação do canto em três eixos estilísticos diferentes (MPB, pop e lírico) por meio do estudo das abordagens de 6 professores-referência em suas áreas. Grande oportunidade de aprendizado não só sobre a relação entre as ciências da voz e o canto, mas sobre o cantar, o ensinar e a diversidade incrível de abordagens pedagógicas da voz (leia a tese que resultou desta pesquisa na seção XXX). Em 2019, certificou-se no Método Bertazzo de reeducação do movimento.

 

 

O trabalho de 6 anos de pesquisa com professores de canto e da busca constante pelos elos entre as ciências da voz, a literatura da pedagogia vocal e os contextos empíricos do canto levaram quase que naturalmente ao trabalho com formação e atualização de professores de canto. O Workshop de Pedagogia Vocal, criado em 2012, foi tomando cada vez mais espaço, acontecendo em simultâneo com suas oficinas e workshops de técnica e performance de canto individual e coletivo. 

 

De lá pra cá, tem atuado intensamente tanto como convidada quanto como promotora de cursos e eventos na área de voz cantada: dá aulas nas pós-graduações FIV-C (como professora regular) e CECEV (como professora convidada), do Centro de Estudos da Voz (coordenado pela Dra. Mara Behlau); no curso de Aperfeiçoamento em Voz Cantada do CEFAC (ccordenado pela Dra. Cristiane Magacho); no Curso de Aperfeiçoamento em Voz Cantada do IFV/FNH (coordenado pela Fga. Flávia Caraíbas); na Especialização em Pedagogia Vocal da Alpha Cursos (coordenado pela Profa. Mere Oliveira); na Especialização em Regência Coral do Séc XXI da Academia Cultura (coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Lakschevitz); na Especialização em Canção Popular – Criação, Produção e Performance (coordenada pelo Prof. Dr. Sergio Molina); e, claro, na Especialização em Pedagogia Vocal: Expressão e Técnica, que coordena.

 

Produziu os 4 Encontros Nacionais de Profissionais da Voz Cantada, primeiro ao lado do Vocal SP e depois como iniciativa da Faculdade Santa Marcelina.

 

Em 2021, criou o Vozerio, espaço aberto para diversas iniciativas na área de voz cantada. Pelo Vozerio, produziu a 5a Edição de seu Workhop Online Pedagogia Vocal, o curso de Motricidade Oral, com Fernando Araujo, e o de Acústica Aplicada ao Ensino de Canto, com o Prof. norte-americano Kenneth Bozeman.

 

Foi por diversas vezes júri e em 2021 presidente da comissão julgadora do Prêmio Paulo Pontes, outorgado a pesquisadores na área das ciências da voz interessados em apresentar seus trabalhos no The Voice Foundation Symposium. Representou o Brasil no ICVT 8 (Congresso Internacional de Professores de Canto), na Austrália, em 2013, e atua como pesquisadora da voz cantada, apresentando-se regularmente em eventos científicos nacionais e internacionais, como o The Voice Foundation Symposium, o PAS7+ (Physiology and Acoustics of Singing Conference), o ICVT 10 e o PeVoc (Pan-European Voice Conference). Suas pesquisas tem ênfase na expressividade vocal, no trânsito entre os estilos de canto, na pedagogia de canto e nas relações entre fonética articulatória, acústica e perceptiva.

 

É preparadora vocal de artistas como Tatiana Parra, Clara Gurjão, Carol Andrade, Ale Edelstein, Daniella Alcarpe, Fernanda Broggi (Banda Nã), Cacala Carvalho (Arranco de Varsóvia), Vera Medina e o poeta André Gravatá, dentre outros. Já foi preparadora de artistas como Marília Gabriela, Branco Mello (Titãs), Mayana Neiva, Natália Pavan, Maíra Martins e Augusto Ordine (Grupo Vocal Ordinarius), Verônica Goeldi, Daniel Baraúna (Banda Quimbará), Tiê Alves, Adora, Jéssica Areias, Natália Matos, Alexia Evellyn, Cláudia Dantas (Banda Carcaju), Kenia Muraoka, Rodrigo Bragança e Zeeba, entre outros. É orientadora vocal de diversos nomes conhecidos no meio da pedagogia vocal brasileira, como Consiglia Latorre, Mateus Corusse, Ricardo Morra, Camila Óca, Larissa Rosa e Izabel Padovani, e no meio da regência coral de Vastí Atique, André Heryson, Miriam Hosokawa, Solange Assumpção, Claudia Rodrigues e André Sant’Anna, e já orientou Marcelo Recski, Carlos Cerqueira e Daniel Reginato.

 

Seu Workshop de Pedagogia Vocal foi um dos primeiros cursos livres de formação para professores de canto do Brasil. O workshop já atendeu mais de 300 professores de todo o Brasil, em versões presenciais e online. Ao longo de suas edições, já recebeu como participantes professores bastante atuantes no meio da pedagogia vocal nacional atual, como Mauro Fiuza, Márcio Markkx, Mateus Corusse, Andressa Marinoni, Michael Alex, Marcella Martinez, Luisa Francesconi, Leonardo Neiva, Mariana Baltar, Alfredo del Penho, Connan Alves, Ricardo Morra, Mariana Moga, Fernando Zimmermann, Luiza Lobo, Manu Cavalaro, Flávia Caraíbas e Wagner Barbosa.

 

Sempre envolvida em estabelecer vínculos entre o estudo e o ensino da pedagogia vocal com a atuação artística, vem desde 2012 desenvolvendo seu trabalho de pesquisa vocal técnica e expressiva no Duo Prismas, em parceria com o pianista e compositor Marcos Pantaleoni.

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